24/08/2011

Avaliação – 24.8.2011

Pró-Reitoria Acadêmica lança site para orientar estudantes que vão fazer Enade

Uma página com conteúdo específico sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) está disponível no site da UniEVANGÉLICA (menu esquerdo logo abaixo de Vestibular) desde esta terça-feira (23). Esta é uma iniciativa da Pró-Reitoria Acadêmica com o objetivo de conscientizar o aluno sobre a importância e a necessidade de se preparar para a avaliação e, ainda, orientá-lo nesse processo. "É importante que o estudante conheça e entenda o processo e fique bem atento às datas e informações divulgadas", destaca a Pró-Reitora Acadêmica, professora Ana Lucy Macêdo dos Santos. Clique aqui para acessar.

O Enade é um importante momento na vida acadêmica, no qual o estudante representa seu curso, seus colegas e sua instituição. E, ainda mais, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos superiores. A participação do estudante no ENADE é condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Assim, os estudantes irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) ficam impedidos de colar grau.

A Pró-Reitora Acadêmica afirma: "O aluno deve fazer a prova com comprometimento, seriedade e responsabilidade, pois durante 3 anos, o seu curso terá a nota que a sua turma tirou no Enade". Neste ano, participam do Enade estudantes dos cursos de Educação Física (licenciatura), Pedagogia e Sistemas de Informação.

Verificar dados

A UniEVANGÉLICA inscreveu, no Enade de 2011, os seus estudantes ingressantes e concluintes de cursos que serão avaliados neste ano. A Pró-Reitora Acadêmica lembra que os estudantes devem conferir se os seus nomes e dados constam e estão corretos na lista disponibilizada no site do Inep e informar correções necessárias diretamente na secretaria do seu curso, até o dia 29 de agosto.

São considerados alunos ingressantes todos os que iniciaram seus cursos em 2011, ou seja, tanto no primeiro quanto no segundo semestre. São considerados concluintes alunos que cursaram, no mínimo, 80% da carga horária ou que tenham expectativa de conclusão do curso em 2011. As provas serão aplicadas no dia 6 de novembro.

Entre as novidades está a dispensa dos ingressantes, que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar de dispensados da prova, os ingressantes devem ser inscritos normalmente, para efeito de cadastro. A medida visa à diminuição de custos e a dar eficácia à aplicação da prova.

A principal razão de os estudantes novos serem aferidos em anos anteriores era a de medir o crescimento educacional — a avaliação do Enade no ingresso e na saída dava a ideia do valor agregado pelo curso ao estudante. Estudos do MEC demonstram, entretanto, que a nota do Enem também permite comparações de resultados.