18/08/2011

Extensão – 18.8.2011

UniEVANGÉLICA e Asas de Socorro levam atendimento básico de saúde a comunidades paraenses

A UniEVANGÉLICA está ampliando suas fronteiras extensionistas, com foco no desenvolvimento social e na promoção do bem-estar do ser humano. Tanto que alunos e professores da instituição estarão em Santarém, no Pará, entre 21 e 28 de agosto, realizando ações de assistência em saúde básica, nas áreas de odontologia e enfermagem. O público-alvo é a população que vive às margens do rio Arapium. A atividade integra o Projeto Marco Zero lançado pela UniEVANGÉLICA em parceria com Missão Asas de Socorro.

Também, participam do projeto, pesquisadores vinculados aos cursos de Pedagogia e Direito. Vão realizar estudos mais aprofundados acerca da região com objetivo de levantar dados mais abrangentes das necessidades da comunidade local. A pesquisa - Levantamento Socioeconômico Participativo das Comunidades Carentes da Bacia do Arapiuns – PA – elaborada e coordenada pelo professor Edward Luz, conta com a colaboração das professoras Marisa Moreira Barros de Araújo (Pedagogia) e Glaucy Lopes Sakai (Enfermagem).

O coordenador de Extensão e Ação Comunitária, professor Marcelo Mello Barbosa, conta que o atendimento será feito a bordo do Barco-Hospital Abaré, cedido pela organização não-governamental holandesa Terre des Hommes e que é utilizado, principalmente, pelo Projeto Saúde e Alegria, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Santarém e outras cidades da região. A expectativa de atendimento dia de 100 pessoas com uma média de três procedimentos, com a perspectiva de 500 pessoas e uma média de 1500 procedimentos.

A equipe da UniEVANGÉLICA é composta de 19 pessoas: 6 professores, um técnico-administrativo e 12 estudantes. As atividades do curso de Enfermagem vão ser coordenadas pela professora Maria da Glória Dutra, e de Odontologia pelos professores Rodolfo Mendes Silva e Omar Hassan Abdalla Dauaidar, este voluntário de Asas de Socorro. Todo o trabalho, por parte da UniEVANGÉLICA, é supervisionado pelo professor Marcelo Mello.

O presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), Ernei de Oliveira Pina, destaca que o Projeto Marco Zero é "o primeiro de muitos outros que contribuirão decisivamente para a elevação dos índices de qualidade de vida de indivíduos e comunidades daquela região do país". O coordenador de Extensão e Ação Comunitária acrescenta que o projeto Uma Semana para Jesus e, agora, o Marco Zero, são ações que agregam valor real e garantem o diferencial das atividades extensionistas da UniEVANGÉLICA. "É muito gratificante podermos levar nossa experiência e conhecimento a pessoas que carecem de quase todo tipo de assistência", completa.

Atividades dos cursos

Odontologia

- Atendimento Clínico
Raspagem coronária supra-gengival (remoção de tártaro)
Tratamento restaurador atraumático (ART retirada da cárie sem anestesia)
Tratamento preventivo (profilaxia, selantes e flúor)DentísticaExodontia

- Oficinas de prevenção
Oficina da Escovação

„ Prevenção de Cáries - Instruir a técnica correta de escovação e uso de fio dental em adultos e crianças

„ Aplicação tópica de flúor

Oficina da Prevenção Bucal

„ Ensinar a importância do autoexame de boca (exame intra-bucal)

„ Ensinar a realização do autoexame para prevenção de câncer bucal

„ Detectar lesões para serem encaminhadas ao Projeto de Diagnóstico (Clínica Odontológica de Ensino – UniEVANGÉLICA) ou para os serviços de atendimento odontológico local

„ Detectar próteses inadequadas e exodontias para encaminhar ao serviço de saúde pública do município

Oficina: Como limpar pontes e dentaduras?

„ Divulgar a importância de manter as próteses limpas e instruir às pessoas portadoras de próteses a higienização correta das mesmas.

Oficina: Métodos alternativos para higiene bucal

Mostrar que com baixo custo ainda é possível manter a higiene bucal utilizando métodos alternativos.

Enfermagem

- Consulta de enfermagem clínica:

Teste de GlicemiaAferimento de Pressão ArterialTemperatura corporalRespiraçãoPulsoÍndice de massa corporal – IMC

Consulta de enfermagem ginecológica:

Coleta de material - Colo do úteroExame de mamasOficinas de planejamento familiar e sexo seguro

Consulta de enfermagem pediátrica:

Implementação do programa de Crescimento e Desenvolvimento do SUS- CD - (peso, medida IMC)Orientação aos Pais

Orientação de Educação em Saúde (palestras de orientação a grupos específicos)

Importância do pré-natal
Cuidados com recém-nascido