18/07/2011

Ação social – 18.7.2011

UniEVANGÉLICA participa do projeto Uma Semana para Jesus, de 15 a 22 de julho, no Mato Grosso do Sul

Foto: Eduardo Coelho

Estudantes, professores e colaboradores do quadro técnico-administrativo da UniEVANGÉLICA, num total de 43 pessoas, encontram-se, desde sexta-feira (15), há 1.350 km de Anápolis, em Eldorado (MS), realizando em prol da população local trabalho de assistência social e à saúde básica e, também, evangelístico. Todos os anos, no mês de julho, a instituição participa do projeto Uma Semana para Jesus, encampado pelas Federações das Sociedades Metodistas de Homens e Mulheres da 5º Região Eclesiástica. O retorno acontece no dia 23 de julho.

Nesta, que é décima sexta edição do projeto, a UniEVANGÉLICA está presente com os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Na coordenação geral das ações, estão o professor Marcelo Mello, coordenador de Extensão e Ação Comunitária, e Larissa Melo Cordeiro, coordenadora de Eventos. Os professores Maria da Glória Dutra (enfermagem), Darlan Martins Ribeiro (fisioterapia), Arline Régis Pires Carrijo (medicina) e Juliane Guimarães de Carvalho (odontologia) supervisionam as atividades dos estudantes voluntários.

Uma novidade deste ano é a participação do Programa de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (UniVIDA), coordenado pelo professor Roberto Alves Pereira. Durante toda a semana ele estará ministrando curso de formação de multiplicadores para atuar na prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas.

Ações dos cursos

O curso de Enfermagem oferece à população local consultas clínicas, ginecológicas e pediátricas, orientação de educação em saúde, que consiste na realização de palestras sobre temas específicos. O curso preparou material acerca da importância do acompanhamento pré-natal, dos cuidados com o recém-nascido, da amamentação, da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e do planejamento familiar. E, ainda, outras ações: oficina de primeiros socorros e visitas domiciliares.

Orientação sobre uso racional de medicamentos e distribuição de remédios são as atividades do curso de Farmácia. Quem precisar de tratamento de Fisioterapia terá à disposição atendimento por meio de avaliação cinético-funcional nas áreas respiratória, neurológica (adulto e infantil), ortopédica e geriátrica.

Também, na área de Fisioterapia, estão sendo ministradas palestras com os seguintes temas: prevenção de alterações posturais, qualidade de vida, prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo (LER), diabetes, hipertensão arterial sistêmica, hanseníase, prevenção de quedas em idosos e tabagismo, e ainda desenvolvimento motor normal. Na área médica, a população de Eldorado tem à disposição consultas de pediatria, clínica geral e ginecologia.

O curso de Odontologia preparou ações de atendimento clínico – remoção de tártaro, tratamento restaurador atraumático e preventivo (profilaxia, selantes e flúor). Também serão oferecidas oficinas educativas para crianças e adultos, com os seguintes temas: escovação, prevenção de doenças bucais, como limpar pontes e dentaduras e métodos alternativos para higiene bucal.

Detalhes finais

Para repasse de informações sobre o projeto e seu local de realização e acerto de detalhes relacionados à viagem e à estadia em Eldorado foi realizada reunião com os participantes, na quarta (13). O coordenador de Extensão e Ação Comunitária, professor Marcelo Mello, destacou a seriedade do trabalho que será desenvolvido por todos os participantes – alunos, professores e coordenadores – e a responsabilidade que recai sobre todos, pois vão representar a UniEVANGÉLICA e têm o papel de zelar pelo seu nome.