08/07/2011

Evento científico – 8.7.2011

UniEVANGÉLICA participa da 63ª Reunião da SBPC, que acontece de 10 a 15 de julho

A cerimônia de abertura da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada neste domingo (10), às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). A UniEVANGÉLICA é uma das instituições participantes do evento, que acontece de 10 a 15 de julho, e já conta com 8 mil inscritos, dos quais 530 docentes e pesquisadores, em um total de 224 atividades e 5.515 pôsteres. São centenas de atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, além de apresentação de trabalhos científicos e minicursos. Veja a programação em http://www.sbpcnet.org.br/goiania/home/.

O tema da reunião deste ano é “Cerrado: Água, Alimento e Energia”. Durante a SBPC, acontece também a 19ª ExpoT&C, mostra que reúne expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações. Segundo a presidente da SBPC, Helena Nader, esta edição da feira recebeu um número recorde de inscritos, serão 135 expositores, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano passado.

Além da ExpoT&C, outros eventos paralelos serão realizados nos dias da Reunião Anual da SBPC, como a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, o Compeex, entrega de prêmios, dentre outras atividades.

Na sexta-feira (15), a diretora do curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA, professora  Dulcinéa Maria Barbosa Campos coordena a mesa-redonda “Atualização em Doença de Chagas”. Particiapam da mesa Alejandro L. Ostermayer (UFG), Luiz Augusto Corrêa Passos (Unicamp) e Isabela Ribeiro (Fiocruz).

Alejandro Ostermayer é médico, pesquisador e professor da área de Parasitologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG, referência nacional no tratamento da Doença de Chagas.

Segundo ele, um dos pontos que serão debatidos na mesa-redonda será a diminuição de casos da doença em crianças devido às ações do governo para combater o barbeiro, inseto transmissor da doença.

Com informações da assessoria de comunicação da UFG.