O compromisso com a formação de excelência dos futuros profissionais da saúde é o que move a realização da 2º Semana da Enfermagem do curso Técnico em Enfermagem, em andamento no campus de Jaraguá. Com uma programação dedicada à capacitação, interdisciplinaridade e vivências práticas, o evento busca aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais à profissão, aliando teoria, prática e inserção comunitária.
A abertura oficial aconteceu no dia 20 de maio, às 19h, na Igreja Presbiteriana Renovada, com duas palestras ministradas por profissionais convidados. A primeira foi conduzida por Thalita Lopes Trindade de Faria, com o tema “Saúde Mental do Trabalhador na Saúde”; em seguida, Rosana Ferreira de Sousa falou sobre “A atuação do técnico de enfermagem em hemodiálise: responsabilidades e cuidados essenciais”.
No dia 21 de maio, a programação se desdobra em dois importantes momentos. Às 19h, os alunos dos 1º e 2º períodos participarão de oficinas práticas nos laboratórios de enfermagem do campus, enquanto os estudantes do 3º período realizarão uma atividade externa de vivência em enfermagem no Colégio Estadual Diógenes de Castro, voltada aos alunos do ensino médio e da EJA. A ação tem também o propósito de despertar vocações e apresentar o curso a potenciais futuros estudantes, reafirmando o compromisso da instituição com a orientação profissional e a formação cidadã.
O encerramento da semana acontece no dia 22 de maio, também às 19h, na Igreja Presbiteriana Renovada, com a Cerimônia do Jaleco da 4ª Turma — um momento simbólico e emocionante que marca o início das atividades práticas dos estudantes, fortalecendo o vínculo com a ética, o cuidado e a responsabilidade que a profissão exige.
Durante a programação, os palestrantes convidados receberão brindes em agradecimento à contribuição com a formação discente. Na ação de vivência com os alunos do Colégio Diógenes de Castro, será feita a distribuição de panfletos do processo seletivo 2025.2, incentivando o ingresso de novos talentos no curso.
A 2º Semana da Enfermagem do campus Jaraguá é uma iniciativa “que fortalece o ensino técnico com qualidade, promovendo experiências significativas e preparando profissionais comprometidos com o cuidado à vida e com o futuro da saúde pública, destaca a coordenadora do curso”, Maria Sônia Pereira.
PROGRAMAÇÃO
Abertura da 2ª Semana da Enfermagem
Data: 20 de maio Horário: 19h Local Igreja Presbiteriana Renovada Palestras: Thalita Lopes Trindade de Faria: "Saúde Mental do Trabalhador na Saúde”
Rosana Ferreira de Sousa: "A atuação do técnico de enfermagem em hemodiálise: responsabilidades e cuidados essenciais"
Oficinas em Laboratórios - turmas do 1º e 2º períodos
Data: 21 de maio
Horário: 19h
Local: Laboratório de Práticas em Enfermagem - no campus
Vivências em Enfermagem - turma do 3º Período
Local: Colégio Diógenes de Castro
Cerimônia do Jaleco da IV Turma e encerramento
Data: 22/05 Cerimônia do Jaleco da 4ª Turma e da 2º Semana do Técnico em Enfermagem
Local: Igreja Presbiteriana Renovada
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2025