Sobre:

Este laboratório utiliza tecnologias aplicáveis nos estudos ambientais com ênfase em biodiversidade, bioprospecção, ecologia, epidemiologia, bioprocessos e sustentabilidade. As pesquisas envolvendo bioprocessos contribuem para a sustentabilidade ambiental por meio da utilização de sistemas biológicos, tais como microrganismos, enzimas e células, para produzir e transformar materiais em produtos de alto valor agregado ou para torná-los menos impactantes ao meio ambiente.

Além disso, são desenvolvidas pesquisas que visam a coleta, identificação, taxonomia, extração, fracionamento, isolamento, quantificação e identificação de extratos e substâncias naturais com ênfase em materiais biológicos botânicos (algas, fungos e plantas) de origem regional – Cerrado brasileiro, bem como, avaliação do potencial biológico, farmacológico e cosmético com vistas ao desenvolvimento de produtos e processos de aproveitamento biotecnológico.

Possui o objetivo de multiplicar conhecimento em inovação científica e tecnológica, fortalecer pesquisas em biodiversidade do Cerrado e que visam a redução do impacto ambiental na perspectiva de sustentabilidade socioambiental.

Atende discentes na iniciação científica, nos trabalhos de conclusão de curso, mestrado, doutorado, pós-doutorado em Ciências Ambientais, Ciências Farmacêuticas e áreas afins, além de atendimento a docentes colaboradores e pesquisadores visitantes com fortalecimento da graduação e pós-graduação, parcerias nacionais e internacionais.